Consertando o RetroN 5 - Substituição dos Slots
por playdennis2600 e Leandro | Publicado em 29 de maio de 2019
Nunca escondi o quanto o RetroN 5 foi uma decepção para mim. O polémico (pelo menos na época de seu lançamento) multi console da Hyperkin acabou decepcionando seus clientes que ficaram com uma grande expectativa antes do seu lançamento.

Inicialmente, para a grande maioria, a maior decepção foi o fato de ser um console emulador, diferente do que a própria Hyperkin dizia antes do lançamento. No meu caso isso de longe foi uma decepção, apesar da Hyperkin mentir de forma descarada. O que realmente transformou o amor em ódio foi a baixa qualidade do Hardware e, consequentemente, o seu suporte diante desse problema.

O problema mais corriqueiro e que também me afetou foi a baixa qualidade dos Slots de conexão dos cartuchos. Muitos usuários por todo mundo tiveram esse problema e compartilhara fotos por forum e redes sociais. O problema foi tão grave, que chegou ao ponto da Hyperkin divulgar um vídeo de como retirar os cartuchos de forma correta. Apesar disso, com o tempo o problema continuou se agravando e piorando a cada jogatina, me restando apenas entrar em contato com os repensáveis para resolver o problema.



Primeiramente entrei em contato com a Hyper Mega (antiga representante da Hyperkin no Brasil) que espantosamente já esperavam que eu citasse tal problema ao atenderem meu telefonema, o que eu não esperava era a resposta pronta onde apenas "justificaram" o problema ocorrido: "esse problema pode ser apresentado com uso de cartuchos paralelos no console". Após o silencio de quase um minuto dizendo que eu não possuía jogos "paralelos" nada foi resolvido, fazendo eu recorrer o contato direto com Hyperkin.

Se com a Hyper Mega foi ruim, com a Hyperkin foi pior. Foi uma mistura de descaso com má vontade, onde a resposta "lamentamos, mas não podemos fazer nada" foi a única coisa que eu li nas respostas. Vai ver não souberam me responder porque meus SNES com mais de 20 anos nunca apresentou esse problema, diferentemente do console deles que nem durou um ano.

Apesar disso, a praticidade do RetroN 5 fez que ele fosse meu console de sala. Mesmo com um Raspberry Pi, no contexto geral, o RetroN 5 acaba me agradando mais, criando a relação de amor e ódio.




Fim das reclamações e iniciando os reparos

Inicialmente, para cada terminal do slot quebrado, eu tinha que refazer o mesmo soldado por cima. Não ficava nenhuma maravilha mas dava pro gasto até outro terminal quebrar. Curiosamente, esse problema apresentou nos Slots do NES (72 pinos) e do SNES. Esse reparo meia boca era feito pois eu necessitava dos Slots para substituir, já que estes deveriam ter não só a mesma quantidade de pinos, mas também dimensões exatas, já que os Slots também fixam a placa na carcaça com seus furos nas extremidades.

Depois de muita pesquisa, descobri que esses Slots podem ser encontrados facilmente na Ali Express por vários vendedores. Chega ser cômico, procurar tanto e encontrar justamente na Ali. Neste caso, comprei apenas o Slots do SNES. O Slot do NES eu já tinha um similar (mas de melhor qualidade) com pequenas diferenças em suas medidas. Por ser de melhor qualidade, resolvi arriscar.



Com as peças na mão, é so abrir e trocar. Para abrir, nada que dê muito trabalho com partes encaixadas com travas, basta apenas tirar os parafusos. A placa com os Slots para ser removida deve-se tirar dois conectores e um flat cable, além de remover os parafusos que ficam na ponta de cada Slot.

Apesar de fazer todo o procedimento com muito cuidado, para meu azar, o flat cable (que citei no parágrafo acima) e uma trilha foram danificados. A trilha foi fácil de recuperar, uma abertura mínima entre a ilha onde entra um dos terminais do Slot. Já o flat cable, tive que comprar outro, infelizmente, para pronta entrega, so encontrei um com 25cm de comprimento, onde o original tem apenas 4,5cm.

Felizmente, apesar dos imprevistos, o console voltou a funcionar. Aparentemente, o Slot do SNES comprado na Ali está resistindo de boa a troca de cartuchos. Já o Slot similar de NES, mesmo com dimensões diferente, ficou praticamente perfeito e aguenta muito bem a troca de cartuchos.



Considerações finais

A relação de amor e ódio ainda continua, obviamente não recomendo nada que tenha a marca Hyperkin. Desejo distancia dos seus produtos dentro do possível e não recomendo pra ninguém, além de usar as redes sociais para falar mal (mas com argumentos, é claro).

Contudo, não posso ser hipócrita em ainda ver pontos positivos no RetroN 5, no qual eu ainda gosto muito. Se tive a disposição de reparar, é porque ainda quero usar e vejo que ele ainda me dá benefícios além da sua experiência de jogo me agradar. Mas isso pode ser assunto de um próximo post.
Veja também:
Dingoo A320 - O Emulador portátil Troca dos capacitores do Super Nintendo
Considerado como meu "Fiel Companheiro", o Dingoo A320 é um portátil que tem rádio FM, MP3 player, eBook, gravador de voz, player de vídeo e os emuladores de NES, Mega Drive, SNES, CPS1 e 2, GBA e Neo Geo.



publicado em 29 de maio de 2018
Super Nintendo com problema no áudio? Som baixo e com chiado? Isso pode ser sintomas para a troca dos capacitores do console.



publicado em 08 de junho de 2019