NTSC vs PAL: Qual é o melhor?
por playdennis2600 | Publicado em 22 de março de 2025
Ao contrário do que muitos pensam, o sistema de cor PAL é superior e melhor que o sistema NTSC. Estou justamente começando esse tópico com a conclusão, antes de levantar os fatores técnicos, pois erroneamente se acredita que o sistema NTSC é superior no meio retrogamer.

Neste artigo, vou explicar tecnicamente (mas de forma objetiva e simplificada) o que faz o sistema de cores PAL ser superior em relação ao NTSC e porque no mundo retrogamer acredita-se o contrário.


• Um pouco de história

É inegável que a televisão é considerada uma das maravilhas do mundo moderno. Revolucionado a forma que as pessoas se comunicam, gerando um impacto social grande. Abrindo espaço para uma nova forma de obter informação e entretenimento as pessoas.

A primeira TV criada foi em 1884 pelo alemão Paul Nipkow, que usava um disco giratório para captar e exibir imagens. Esse tipo de TV ganhou cores em 1928 através do inventor escocês John Logie Baird, ciando então, o sistema de cores Baird.



Contudo, um ano antes da criação do sistema Baird, americano Philo Taylor Farnsworth criou em 1927 o aparelho que iria revolucionar o mundo moderno: a televisão eletrônica. Desta forma, os televisores mecânicos se demostram obsoletos, devida a facilidade de transmissão, entre outros fatores técnicos.

Com a popularização dos televisores na década de 30, logo veio novamente a necessidade de capturar e reproduzir a cores nos televisores eletrônicos. A primeira TV a cores foi criada em 1940, desenvolvida pela Columbia Broadcasting System, e foi chamado de CBS Color System.

Apesar de pioneiro, o CBS Color System apresentava desvantagens, a principal dela era a falta de compatibilidade com os televisores P&B já existentes, forçando os expectadores a comprar novos televisores, justamente numa época que não era tão trivial fazer essa troca. Felizmente em 1941 surge o sistema de cores NTSC, contornando todos os problemas do CBS Color System, tornando-se o sistema de cores padrão nos Estados Unidos.




• O sistema de cores NTSC

Criado em 1941, o sistema NTSC de cara apresentou diversas vantagens em relação o CBS Color System. Sua principal vantagem é o fato do sistema ser compatível com o sistema anterior P&B, ou seja, televisores P&B poderiam sintonizar transmissões a cores em NTSC (obviamente, em preto & branco) e os televisores a cores em NTSC poderiam sintonizar transmissões antigas em P&B. Essa compatibilidade deu ao sistema de cores NTSC o "status" de sistema padrão nos Estados Unidos. Não é atoa que a sigla NTSC vem da National Television System Committee (Comitê Nacional do Sistema de Televisão).

O sistema NTSC também apresentou outras vantagens em relação ao CBS Color System, uma delas é como o sinal de crominância era transmitido. No CBS Color System era feita de forma sequencial (uma de cada vez), ou seja, captava as três cores primárias R (vermelho), G (verde) e B (azul) através de um filtro de cor diferente para cada frame.

No NTSC o sinal de crominância é transmitido de forma simultânea e junto com o sinal de luminância (representado pela letra Y), desta forma garante uma qualidade de imagem melhor, pois a reconstrução da cores no sinal captado nos televisores era mais eficiente e estável.

Um outro ponto (que por sinal, foi uma tacada de gênio no meu ponto de vista) e a forma que o sistema NTSC trabalha com os sinais de crominância e luminância. Basicamente, o sistema NTSC transmite dois sinais de crominância e um de luminância; transformando isso num modelo matemático simplificado, o sistema NTSC transmite os sinais Y, R - Y e B - Y. Em resumo, ele considera que cada cor já tem sua luminância e subtrai as mesmas com o sinal Y e suprimir o sinal G na transmissão, podendo gerar ele posteriormente na recepção. Em poucas palavras, ele dispensa a transmissão do sinal G (verde), pois quando seu televisor receber esses sinais, ele é capaz de calcular o sinal G - Y de forma diferencialmente, onde a soma das outras duas cores junto com essa teria 100% de resultado. Isso reduziu muito os custos, se comparar com o CBS Color System.

Fonte: www.newtoncbraga.com.br


Mesmo mostrando mais inteligente, econômico e eficaz, o sistema NTSC tem seus problemas...

O sistema NTSC basicamente "aproveitou" a mesma forma de transmissão e como o sinal é modulado em relação ao sistema P&B. Neste caso, o sinal de crominância vai numa subportadora separada a 3,58 MHz da portadora de vídeo. Contudo, essa informação que determina essa distancias entre a portadora e a subportadora não é transmitida, obrigando que o receptor (no caso, o televisor) tenha um oscilador de 3,58 MHz para manter o sincronismo do sinal de vídeo com o sinal de crominância.

O grande problema disso é que nunca um sinal transmitido chegará no receptor sem ter perdas ou interferências, desta forma isso acaba gerando alterações no ângulo de fase dos sinais R - Y e B - Y. Alterando esses sinais, as cores que aparecem nas telas também serão alteradas.



Para contornar isso, os equipamentos NTSC passaram ter nativamente um circuito que corrigisse isso: o ajuste de Matiz. Entretanto, esse ajuste é feito de forma manual, onde cabia o usuário fazer tal ajuste.






• O sistema de cores PAL

O sistema PAL veio justamente para corrigir o maior problema do sistema NTSC. Não é atoa que a sigla PAL vem de Phase Alternation Line que quer dizer "Linha de Fase Alternada", onde mais a frente você vai entender melhor esse nome.

Em 1962, o alemão Walter Bruch criou o sistema PAL quanto atuava na empresa Telefunken, e apresentado ao publico no ano seguinte. Durante as apresentações e testes, o sistema PAL mostrou muito eficiente na fidelidade de cores, onde mais tarde seria adotado como o sistema padrão em diversos países da Europa.

A forma que o sistema PAL resolve o problemas de cores trocadas sem a necessidade de um ajuste de Matiz, é corrigindo o ângulo de fase, através de uma resultante do sinal original e do sinal invertido.

Em um frame, o sistema PAL envia o sinal R - Y invertido e no frame seguinte, envia ele normalmente. O receptor pega o sinal invertido e reinverte. O sinal final é obtido através da resultante do vetor do sinal normal recebido com o vetor do sinal reinvertido. Apesar da resultante ser um pouco menor que o sinal original, isso só afeta na saturação, sendo praticamente imperceptível ao olho humano.



O sistema PAL também tem outras vantagem em relação ao sistema NTSC, além dele ser menos suscetível a interferências e ruídos, o sistema PAL tem uma resolução horizontal de 625 linhas de varredura contra 525 linhas do sistema NTSC.

Contudo, o sistema PAL não é perfeito e pode apresentar uma desvantagem em relação ao sistema NTSC. O sistema PAL foi desenvolvido para redes elétricas de 50 Hz, pois ele foi projetado para sincronizar a taxa de quadros com a frequência da rede elétrica e tem uma taxa de quadros de 25 fps. O sistema NTSC tem tem uma taxa de quadros de 29,97 fps, que que é relacionada à frequência da rede elétrica de 60 Hz. Entretanto, o sistema PAL passou atender países com frequência de 60 Hz (que é o caso do Brasil) e nesses casos, a taxa é de 30 fps.

Com todas essas características técnicas apresentadas, fica evidente que o sistema PAL é melhor que o sistema NTSC.


• Se o sistema PAL é melhor, por quê os videogames NTSC tem imagens superiores?

Finalmente chegamos no ponto crucial deste artigo. Se o sistema de cores PAL só apresentou vantagens em relação ao sistema NTSC, não faz sentindo os consoles NTSC terem imagens superior em relação aos consoles PAL? Na verdade, isso faz sentido sim e temos explicação para isso.

No caso dos consoles vendidos no Brasil, estes são consoles de região NTSC e transcodificados para PAL. Isso acontece, pois os consoles são vendidos por regiões, e a região que atende o Brasil é denominado como "Américas", englobando todos os países do continente Americano. Como a maioria dos países do continente americano são NTSC (apenas quatro países adotam o sistema PAL), é economicamente mais viável vender consoles NTSC e transcodifica-los. A desvantagem disso, é que todo processo de transcodificação tem perdas. Isso se agrava ainda mais se levar em consideração as transcodificação executada por terceiros, feita em consoles importados, pois a qualidade da transcodificação depende muito de quem faz e como ela fez.

Já os consoles europeus, que são consoles nativamente com o sistema PAL, também apresentam desvantagens em relação aos consoles NTSC. Isso se deve ao fato dos consoles terem sidos desenvolvidos originalmente em NTSC, já que os principais países desenvolvedores de consoles são os Estados Unidos e o Japão, países que adotaram o sistema NTSC. Apesar dos consoles europeus apresentarem imagens melhores em relação aos consoles transcodificados, é necessário adequar os consoles e os jogos, alterando a taxa de atualização de quadros e redimensionar os frames de acordo com o número de linhas de varredura.



Assim, podemos concluir que os videogames NTSC tem imagens superior em relação aos PAL, contudo isso não justifica em dizer que o sistema NTSC como um todo é melhor ou superior que o sistema PAL. Somente nesse nicho retrogamer que os equipamento NTSC são superiores e, mesmo assim, não por questões tecnológicas.


• Afinal, vale a pena passar meu videogame PAL para NTSC?

Se seu console é transcodificado, a resposta é SIM, vale a pena sim passar ele para NTSC com intuito de melhorar a imagem. Consoles da Tectoy e da Polyvox costumam apresentar melhoras significativas quando são passados para o NTSC. Já os consoles da Playtronic também são possíveis converte-los para o NTSC, mas já vi relatos que a melhora foi abaixo do esperado.

No caso dos consoles europeus, não recomendo passar para o NTSC, pois a forma mais viável de fazer isso é transcodificando, e como dito antes, toda transcodificação tem perdas.


• Conclusão

Se você busca obter a melhor imagem possível na hora de jogar games retrô, o consoles NTSC vão te proporcionar isso. Mas lembre-se que isso é algo exclusivo deste caso, pois até em uma simples pesquisa no Google, de cara irá apontar que o sistema PAL é melhor que o NTSC.

Infelizmente, cada vez mais está comum as pessoas falarem mal do sistema PAL sem entenderem a diferença de cada um, propagando a informação equivocada, apontando uma inferioridade que nunca existiu.

Nos dias de hoje, com o advento de novas tecnologias e da TV digital, essa diferença tornou-se irrelevante. No final dos anos 90 já eram comercializados TVs que aceitavam tanto o sistema PAL como NTSC. Com a TV digital, a maneira em que o sinal é transmitido contorna de forma muito mais eficiente as perdas de sinal, transformando essa "batalha" do sistema de cores em história.




Por fim, algumas curiosidades:

  • Apesar de compatíveis, o NTSC (americano) e o NTSC-J (japonês) tem suas diferenças, a principal está no ponto branco, onde o americano usa 6500K de temperatura de cor e o japonês usa 9300K;

  • As letras encontradas após a sigla PAL (PAL-M, PAL-N, PAL-B, etc.) são denominadas como padrão, e tem como identificar o padrão de transmissão definido pela antiga CCIR - Comissão Construtiva Internacional de Rádio (atualmente, chamado de UIT);

  • Apesar de não ter o seu padrão explicito, o sistema NTSC americano e japonês utilizam o padrão M; o mesmo utilizado aqui no Brasil;

  • O Brasil é o único país do mundo a utilizar o PAL-M, sendo também o único país a ter o sistema PAL com rede de 60 Hz. Sendo assim é o único ter taxa de atualização de 30fps e 525 linhas de varredura num sistema PAL;

  • As características citadas acima, faz que o sistema PAL-M ser o mais fácil para transcodificar o sistema NTSC;

  • Além dos sistemas PAL e NTSC, também existe o sistema SECAM, desenvolvido na França pelo engenheiro Henri de France.




  • Bibliografia e Fontes:

    ALVIM, Fábio. Televisão a Cores Sem Segredos: Fundamentos e Reparos. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Técnica Electra LTDA, 1990.

    BRAGA, Newton C.. O sistema PAL e o NTSC: (TEL027). Instituto Newton C. Braga. Disponível em: www.newtoncbraga.com.br/telecomunicacoes/2504-tel027.html. Acesso em: 10 mar. 2025.

    Early Television Foundation and Museum. Disponível em: www.earlytelevision.org. Acesso em: 05 mar. 2025.

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