Universal Adaptor AD-29 - Super Nintendo
por playdennis2600 | Publicado em 07 de outubro de 2019
Se tem algo que sempre quis muito, é jogar cartuchos de outras regiões (japoneses e europeus) no meu Super Nintendo. A primeira vista parece algo simples, pois basta apenas retirar a "trava" mecânica para que esse cartuchos encachem no console. Contudo, isso garante apenas o funcionamento dos jogos japoneses, para os cartuchos europeus, trata-se de uma tarefa bem complicada.

De um tempo pra cá, tenho visto diversos gamers europeus rodando jogos americanos e japoneses utilizando apenas um adaptador, isso despertou me interesse fazendo que eu pesquisasse mais sobre o assunto e vi que existem vários adaptadores que fazem isso.

O meu maior medo depois de me interessar mais sobre o assunto, é que como a maioria dos usuários são europeus, ficou bem claro que jogos NTSC rodam de boa em console PAL, mas ao contrário aconteceria o mesmo? Desta forma, inicialmente foi difícil querer investir em um adaptador desses sem ter a certeza absoluta. Por sorte, encontrei um vendendo muito abaixo (muito mesmo) do preço cobrado no mercado. Acredito que isso se deve a falta de conhecimento do vendedor, que em sua descrição dizia que o adaptador era apenas para rodar jogos pitaras. Algo que desvaloriza qualquer tipo de adaptador já que o custo do desbloqueio do console é muito baixo.




  • Unboxing sem box

  • Infelizmente essa compra não trata-se de um produto novo com caixa e manual, mas pelo valor muito abaixo o loose compensa. A primeira vista é um adaptador estranho, tem entrada para dois cartuchos identificados como Slot A e Slot B. Também tem duas hastes nas laterais que serve para ejetar o cartucho do Slot B quando o Eject do console é apertado, mantendo o adaptador no console. Algo curioso embora isso não funcione tão bem assim.


  • Usando o Adaptador

  • O adaptador deve ser usado na seguinte forma: no Slot A deve colocar um cartucho da mesma região do seu console, ou seja, se seu console é o americano, deve-se colocar neste slot um cartucho americano. No Slot B, deve-se colocar o cartucho com o jogo no qual quera jogar, podendo ser de qualquer região.

    Com os cartuchos conectados em seus respectivos slots, basta apenas colocar o adaptador no console e jogar. Parecendo complicado no incio mas bem simples de usar.

    O primeiro teste feito foi colocar jogos europeus (PAL), e como o esperado funcionou de primeira. Sem alteração na gameplay, mantendo imagem e som perfeitos. Não alterando em nada a experiência de jogo. O mesmo se repete com os jogos japoneses. Durante a jogatina, você esquece que está usando um adaptador desses.

    Esse modelo também oferece suporte a jogos com o Super FX, digo isso, pois alguns modelos a venda (se não a maioria) não oferecem suporte a esse tipo de jogos e os que oferecem custam mais caro (obviamente). Felizmente, além de oferecer suporte os jogos também funcionam sem prejudicar a gameplay.

    Por último, foi feito o teste com o adaptador Super Game Boy (sem, adaptado no adaptador). A gameplay não foi alterada, contudo eventualmente alguns flickering na tela aparecem. Trantam-se de flickers que não aparecem quando o uso do Super Game Boy é direto no console. Ainda sim vale reforçar que são eventuais e não atrapalham a gameplay.

    O teste com jogo piratas ou paralelos (como gostam de chamar ultimamente) não foi realizado. Não tenho nenhum em mãos para realizar tal teste.





  • Considerações Finais

  • Sim, eu recomendo este adaptador. Se pretende ter itens europeus em sua coleção, vai fundo na compra deste adaptador. Além de ser uma forma de jogar mantendo a integridade do seu console. De forma resumida, podemos destacar suas vantagens e desvantagens:

    Vantagens:
  • Pode ser utilizado em qualquer modelo do SNES;

  • Sem distinção de região;

  • Deixa seu console livre de modificações;

  • Suporte a jogos com Super FX;

  • Sem necessidade de cabos e/ou conexões extras.

  • Desvantagens:
  • Uso obrigatório de dois cartuchos para jogar.
  • Veja também:
    [REVIEW] Sangokushi III - Master System [REVIEW] Tiger-Heli – NES / Famicom
    Conheça o obscuro jogo de luta para o Master System, lançado apenas na Coréia do Sul, neste mini review postado originalmente no Instagram.



    publicado em 12 de março de 2023
    Pilote o super helicóptero Tiger Heli e lute contra uma perigosa organização terrorista, invadindo sua base e evitar a terceira guerra mundial.



    publicado em 06 de junho de 2018