Novo Mega Drive Tectoy
por playdennis2600 | Publicado em 28 de dezembro de 2019
Chamar de novo o console lançado em 2017 parece estranho, mais estranho ainda é tê-lo justamento no ano de lançamento do Mega Drive Mini. A verdade que acabei ganhando de presente de Natal além de não esconder que sempre tive interesse nele, mesmo sabendo de inúmeros "poréns" dos vários reviews postados na Internet desde sua data de lançamento.

Basicamente, neste post terá a minha primeira impressão do console. Isso significa que poderá vir post futuros falando desse novo Mega Drive, pois em uma rápida pesquisa na Internet, já vi que existem atualizações alternativas que visam melhorar além do que foi feito pela Tectoy. Isso sem contar o meu lado curioso de eu mesmo querer fazer certas alterações no produto. Mas por enquanto, vamos só mesmo ligar e jogar.



Abrindo a caixa e plugando o console na TV, foi só ligar e jogar. A primeira coisa que fui analisar foi o áudio deste Mega Drive. Isso acabou sendo instintivo, pois essa foi a maior reclamação deste Mega Drive desde o seu lançamento. Apesar de eu sentir diferença no áudio, isso inicialmente não foi um grande incômodo da minha parte. Talvez isso se deve a dois fatores: primeiro por já esperar por essa diferença de som, a outra por já ter em mais um MD já atualizado pela Tectoy e com as devidas melhorias no áudio.

Tendo essa primeira impressão, tratei de testar jogos que reforçaram as críticas durante o lançamento, desta forma pude ver que os problemas no áudio pode ser pontuais entre os jogos. A propósito, foi nos teste entre os jogos que novos problemas foram visto e alguns dele até me surpreenderam.




Truxton foi o primeiro a ser testado, pois foi o jogo nais criticado. Este Mega Drive tem como característica um som muito estridente, e isso se acentua muito neste jogo. Contudo, não me senti incomodado com o resultado. Vai ver isso se deve por eu já ter jogado esse jogo em emuladores que proporcionam áudio pior e/ou por já terem efetuado melhorias no áudio deste jogo nas suas atualizações.

Durante os testes, um jogo que estranhai bastante foi Verytex, seu áudio está levemente mais lento que o original, além de certos canais de áudio sobressaírem mais que outros. Aliás, esse problema de alguns canais de áudio se sobressaírem mais que os outros é bem comum, mas há jogos que não se sobressaem tanto e tão pouco gera um grande incômodo, mas no caso do Verytex é bastante notório.

Outro jogo que também apresentou esses mesmos problemas foi Outrun, embora neste a lentidão no áudio é muito maior tornando a experiência de jogo péssima. De fato essa foi a primeira grande decepção, pois trata-se de um dos meus jogos favoritos do Mega Drive.

Além do áudio, outros problemas foram percebidos, além de Outrun, jogos como Super Monaco GP e Ayrton Senna's Super Monaco GP II apresentaram linhas verticais no canto superior esquerdo em flickering. Notório mas não chega atrapalhar o jogo em si.

Como já mostrado em reviews feitos no seu lançamento, jogos como Contra - Hard Corps não funciona corretamente, tornando praticamente impossível de jogar. Virtua Racing também não funciona, embora isso já tinha sido citado oficialmente no site da Tectoy.

Dos problemas encontrados nos teste dos jogos, o que mais me chamou a atenção foi em Musha Aleste. Primeiro por a música de abertura entrar antes, quando o logo da Sega está sendo exibindo. Segundo por aquele problema citado antes dos canais de áudio sobressaírem mais que os outros ser muito mais evidente neste jogo, ainda mais sabendo que as músicas deste são um dos pontos forte. Por último, durante o jogo, os sprites passa a frete da barra superior de informações. Isso de uma certa forma atrapalha um pouco, pois os inimigos aparecem antes do esperado e não levam danos enquanto estão por cima da faixa.



Depois de terminar essa bateria de testes, decidi colocar as ROMs de todos os jogos que eu tenho dentro do cartão SD que vem junto do Mega Drive, aliás, para mim esse é um grande ponto forte do console que dispensa o uso de cartuchos Everdrive. No entanto, o que seria uma tarefa simples acabou sendo algo bem trabalhoso. No inicio peguei todas as ROMs que eu tinha e transferi para o cartão SD, de cara alguns jogos que funcionaram com o cartuchos não rodaram via SD. Desta forma, o jeito foi caçar as ROMs via internet.

Inicialmente, achei um pacotão de jogos testados no novo Mega Drive em um arquivo Zip. Isso ajudou muito, pois tudo que estava ali realmente funciona no novo Mega Drive, contudo, nesse pacotão não tinha todos os jogos que eu tenho. Desta forma, tive que caçar um por um os jogos que ficaram faltando e testar. Felizmente consegui todos e funcionando.

Para terminar, geralmente eu costumo dizer se recomendo ou não após um review desses, mas confesso que não tenho essa resposta. Apesar de inúmeros problemas citados aqui, confesso que estou satisfeito com esse Mega Drive. Por não comprar em seu lançamento, muitos dos problemas não me pegou de surpresa e posso dizer que recebi praticamente o que eu esperava. Apesar de detalhar pontos negativos, posso listar as coisas que me agradam neste console: entrada de cartão SD e cartuchos em um único console, saída AV padrão RCA (que possibilita usar qualquer cabo AV, sem necessidade de procurar cabos com conectores especiais), fonte interna e bivolt automático e desing original incluindo o controle e suas entradas. Resumidamente, estou contente em ter esse console!
Veja também:
[REVIEW] Tiger-Heli – NES / Famicom [REVIEW] Vice: Project Doom - NES
Pilote o super helicóptero Tiger Heli e lute contra uma perigosa organização terrorista, invadindo sua base e evitar a terceira guerra mundial.



publicado em 06 de junho de 2018
Um mini review do jogo Vice: Project Doom para NES, publicado originalmente para o Instagram.



publicado em 30 de novembro de 2021