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[REVIEW] Robot Tank - Atari 2600 | ||||||||||||||||||||
por playdennis2600 | Publicado em 03 de julho de 2018 | ||||||||||||||||||||
Robot Tank foi um jogo que me impressionou muito na época. Primeiramente pela sensação de estar dentro de uma cabine e uma jogabilidade sobre medida. É um jogo que tem uma gameplay simples e fácil de compreender sem mesmo ler o manual antes de jogar. A primeira vista, lembra muito com outro jogo do Atari 2600: Batlezone. De fatos tem bastante pontos em comum, mas Robot Tank apresenta alguns diferenciais que aumentam a experiência de jogo. Quando comprei o jogo, tive a felicidade de comprar o jogo lacrado e por um preço baixo. É um jogo que não é difícil de encontrar lacrado. Infelizmente quando recebi o jogo, eu não tinha costume de filmar os Unboxing, então, é algo que só vai ficar registrado na minha memória mesmo. Ao abrir o jogo, nada de muito impressionante, até porque o manual de instruções é bem simples se for comparar com outros da Activision. Apenas um papel pequeno dobrado no meio com apenas textos explicando o jogo. Como dito antes, a gameplay é simples, o direcional move seu tanque e o botão atira. A mira do tanque é fixa no meio, então deve-se mover seu tante para os lados para mover sua mira também. Os seus tiros, a grosso modo, são teleguiados e sempre indo ao centro da mira independente se você está movendo o tanque ou não. Isso, mais adiante no jogo, pode virar um fator estratégico para acertar seus inimigos. O objetivo do jogo também é simples, você está em um caso aberto no qual irá enfrentar os tanques inimigos. Você irá enfrentar cada esquadrão por vez. Um esquadrão equivale a uma dúzia de tanques inimigos que serão enfrentados um de cada vez. Na parte superior da tale, a cada tanque inimigo destruído, irá aparecer. Quando você derrotar um esquadrão inteiro, um número 12 irá aparecer no topo da tela e se acumulando cada vez mais que os esquadrões forem eliminados. Cada vez que você elimina um esquadrão, ganha-se uma vida extra. A cada esquadrão derrotado, a dificuldade do esquadrão seguinte aumenta. O jogo termina quando você destrói 12 esquadrões ou quando perde todas sua vidas. Um grande diferencial do jogo, é que seu tanque é super equipado. Seu tanque possui um radar que indica a posição do seu inimigo, localizado na parte inferior da tela. No topo da tela, temos um relógio militar, que conta os dias e informa a hora local. Além disso, seu tanque recebe informes metrológicos a diariamente. Seu tanque também conta com sensores de dano pois, além de ter seu tanque destruído quando levar um tiro, ao invés disso seu tanque pode sofrer danos que são indicados na tela na parte inferior pelas seguintes letras: V - Indica dano no seu vídeo, fazendo que você perca momentaneamente a informação visual do campo de batalha; C - Indica dano no seu sistema de disparo do canhão, podendo falhar em alguns momentos; R - Indica dano no seu radar, fazendo que pare de funcionar completamente; T - Indica dano na sua mobilidade, dando que seu tanque tenha dificuldades de se mover. Em momento algum os danos podem ser reparado. Esses indicadores agregam pouco no jogo, pois os danos são facilmente percebidos por atuarem diretamente na jogabilidade e no aumento da dificuldade. As mudanças de turno e climáticas também estão presentes no jogo. No decorrer do dia, as horas do relógio do seu tanque acompanham as mudanças de turno. Durante a note, a visibilidade é muito baixa, podendo ver seus inimigos apenas quando atiram. Nesse caso, o uso do radar é fundamental para localiza-los. As mundanas metrológicas também agem diretamente na dificuldade do jogo e são anunciadas as 5h de cada dia. São elas: nevoeiro, chuva e neve. O nevoeiro reduz muito sua capacidade visual, fazendo que você veja seus inimigo quando estiverem bem proximo de você. Nesse caso o uso do radar é fundamental. A chuva não intacta visualmente, mas acaba influenciando no movimento do seu tanque por causa da terra molhada. A neve sem dúvida é o caso mais difícil de todos, atrapalha muito o movimento do tanque fazendo que você perca o controle dele facilmente. Durante o combate, o fato do seu tiro sempre acompanhar a mira pode ser um fator facilitador, pois basta atirar sem que o tanque inimigo esteja em sua mira e em seguida mover-se levando a mira até o tanque inimigo. Obviamente, isso necessita que a distancia do seu tiro seja a mesma do tanque inimigo, mas jogando algumas vezes dá pra pegar o timing com facilidade. Você também pode usar seu tiro para evitar que seja atingido por um tiro inimigo, isso é muito útil quando não há tempo de fugir do tiro inimigo. Por último, um dica importante, se um inimigo atirar e você em seguida acertar ele, o tiro inimigo desaparecerá na mesma hora, ou seja, se um tiro estiver vindo em sua direção, mas o tanque inimigo está em sua mira; vale mais a pena destruir o tanque inimigo do que se esquivar do tiro. Robot Tank é um jogo que eu recomendo. Talvez, o único ponto negativo do jogo é o fato de você enfrentar apenas um tanque por vez de cada esquadrão, deixando as batalhas repetitivas mesmo com o aumento de dificuldade. No geral, o jogo proporciona uma boa diversão dentro da simplicidade que os jogos de Atari 2600 oferecem, além de ser um jogo ótimo para quem tem pouco tempo livre. |
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